January 27, 2009

Gestos

Dar um beijo na face. Um gesto inocente... será? Até que ponto, pequenos gestos significam só e unicamente aquilo que representam?

Hoje em dia cada vez menos pessoas fazem as coisas de boa vontade. Fazem as coisas com segundas intenções, sempre à espera de algo em troca. Um jantar tem que meter um beijo ou outras coisas mais, uma saída à noite tem que meter qualquer coisa mais. Levar alguém a casa com outras intenções. Outras intenções que nunca deixaram de ser as principais intenções.

Pode parecer confuso mas, trocando por miudos e falando em bom português... A nossa colega pede-nos para a levarmos a casa. Pensamos sempre no que pode acontecer depois de ela chegar a casa. Será que ela nos vai convidar para entrar? Será que vamos "conseguir" mais alguma coisa que o simples "passeio"? Pouca gente faz as coisas preocupando-se, unicamente, com o bem-estar da outra pessoa.

Mas porque é que temos que ser uns "cab***s"? Já alguém dizia, muito sabiamente: "Os cab***s safam-se sempre!"

Eu sempre fiz as coisas de boa vontade. E esse é, provavelmente, um defeito demasiado grave para esta sociedade: ser boa pessoa. Levo as minhas amigas a casa sem esperar nada em troca, faço programas de centenas de euros sem levar nada em troca, faço "voluntariado" - que, diga-se, poderia ser muito bem pago - sem receber nada em troca.

Faço-o porque gosto. Faço-o porque as pessoas dão valor. Cada vez menos.. mas, algumas pessoas, ainda vão dando valor.

Em breve este blog vai deixar de ser alojado no Blogger e vai ser alojado numa página pessoal minha. Chama-se inovar um pouquinho, algo que é sempre necessário para o mundo que é a informática. Será um novo projecto que vou agarrar "com unhas e dentes" para transformar o mundo dos pesadelos que, pode ser, a informática e, como que por magia, transformar num mundo das maravilhas.

Ainda não sei como se chamará mas é certo que todos vós poderão dar opiniões. São todas muito bem vindas.

Refiro isto para, de certa forma, referir algo mais que vou fazer também: vou fazer duas páginas de internet - que normalmente poderiam render muitos, muitos euros - de "borla"... porque gosto, porque sou valorizado por isso...

E isto sim, é sinal de que ainda há gente que faz as coisas de boa vontade. Não quero unicamente "valorizar-me" mas, como referi anteriormente, só posso falar por mim...

Basta uma simples questão: se estiverem parados numa estrada com problemas no carro, quantas pessoas irão parar para vos ajudar? Comparem esse número com o número de pessoas que pararíam para vos ajudar há coisa de 10, 15 anos atrás...

Pouca gente faz as coisas sem segundas intenções. Ainda há quem as faça, mas pouca gente dá o verdadeiro valor a essas pessoas...

Regards,
Cpt. Hs. Gómez

2 comments:

  1. Pois é, infelizmente mt gente faz as coisas com segundas intenções, esperando smp algo em troca...
    Uma vez disseram-me "amizade é dar e receber".. é veradde qu sim,mas... dar e esperar receber?Acho k não... Acho que é dar, e quando menso esperamos receber... talx o tal beijo na face k referes, um beijo inocente que por vezes vale tanto... Parece confuso,mas na mnh cabeça faz bastante sentido!
    Um abraço que me deste uma vez, numa recepção ao caloiro, a ultima por acaso, valeu mt e mais do k possas imaginar.. Ai eu recebi :)

    Beijinho


    Vou ter saudades tuas la no mundo dos Belgas :)

    ReplyDelete
  2. Tenho vindo acompanhar o teu blog e só hoje tive oportunidade de o comentar. Tenho a dizer-te que tenho-me encaixado em cada palavrinha, cada paragrafo, cada texto teu aqui.. Este texto está simplesmente perfeito, concordo totalmente com tudo o que dizes.. infelizmente tens muita razão.. e o pior é que isto tende é a piorar e as pessoas que ainda sabem dar valor ás coisas e fazem as coisas de livre vontade e gosto sem esperar nada em troca são cada vez menos! Espero que depois digas a tua futura página pessoal para que possa continuar acompanhar-te. :)


    beijinho e desculpa a invasão! :p *

    ReplyDelete